Foto: Basílio Ruy

A Mahalo colou em peso junto ao circuito estadual catarinense. Realizado no pico do Novo Campeche junto com aa Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), a praia sediou o Silverbay apresenta a segunda etapa do Circuito SCTour Fecasurf 2019, distribuindo pontos importantes para o ranking estadual em dez categorias na disputa.
 
Com a lotação praticamente esgotada, o campeonato foi um show de surfe. A estrutura da etapa se comparou a campeonatos profissionais, mostrando que evento realizado no bairro do Campeche tem grande potencial.


Finais de sábado
 
Como de praxe nos eventos do SCTour, o sábado foi reservado às divisões de base, com a definição de seis categorias do circuito. As ondas estiveram irregulares, proporcionando bons momentos durante o dia, com a variação da maré.
 
Entre as meninas o destaque foi Kiany Hyakutake, que venceu novamente a Feminino Open, repetindo o resultado da primeira etapa realizada na Mole em outubro. De quebra, Kiany ainda ficou com a primeira posição na Feminino Sub 16. Isabelle Nalu também conquistou sua segunda vitória consecutiva, com o título na Feminino Sub-12.
 
Fechando o sábado de disputas, Noah Machado foi o melhor na Sub 14, Walley Guimarães usou seu domínio nas manobras aéreas para vencer a Sub 18 e Luiz Mendes sua consistência e fluidez para conquistar o título da Sub 16.
 
Air Show
 
Além das categorias oficiais do circuito, a organização promoveu o Air Show Ilha Store, reunindo especialistas em aéreos e suas variações. Foram duas semifinais com seis atletas, classificando três de cada para a grande final de domingo.
 
Essa iniciativa foi encabeçada pelo surfista profissional e exímio “aerialista” do surfe brasileiro Ricardo Wendhausen (Riquinho). Com os aéreos sendo sorteados de forma bem original de dentro de uma cartola, os surfistas convidados iam pra água sabendo qual manobra teriam que aplicar para chegar a final.
 
Domingo de boas ondas
 
O mar reagiu durante o dia, com as ondas chegando a 1 metro na série, desenhando o cenário ideal para o encerramento da etapa. Quatro categorias além do Air Show estavam no roteiro dominical, que prometia ser emocionante até o final.
 
O título da Sub 12 ficou com Gabriel Ogasahara, que descobriu o caminho para vitória ainda na sexta-feira, durante a sessão de treinos livres, quando foi um dos destaques da tarde. Ele manteve o padrão durante a competição, apostando nas direitas com boa formação até a beira e se deu bem.
 
A Master é uma das categorias mais fortes do circuito, e sempre proporciona grandes momentos em cada etapa. Com a energia competitiva renovada, o local do Campeche Jussemir Junior fez a festa da torcida, e venceu em casa. Anuar Chiah foi o melhor na Petiz Sub 10, e venceu mais uma no Circuito.
 
A categoria Open fechou a grade oficial da segunda etapa do SCTour Fecasurf 2019, com uma virada sensacional nos 10 segundos finais da bateria. O local de Garopaba Thales Marx dominava a disputa com boa margem em relação a seus oponentes, e estava próximo da vitória, quando sentiu o gosto amargo da virada.
 
Na sequência, mais uma virada marcou a decisão do Air Show Ilha Store. A manobra sacada da cartola foi ao aéreo reverse de backside, que foi executada por Ricardo Wendhausen durante os 20 minutos de disputa.
 
Riquinho liderava a bateria, quando Kayki Araújo, de 15 anos, achou uma esquerda da série e decolou na junção emparedada, executando todo movimento de rotação pelo alto, até a aterrissagem perfeita na base. Título para Kayki, que levou como prêmio um kit recheado com produtos e acessórios no valor de R$ 2 mil.
 
A entrega da premiação das finais de domingo aconteceu na estrutura do Píer da Campina, próximo ao local da competição. Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem ao surfista Fernando Moura, o “Fanta”, falecido em setembro deste ano, com uma oração feita pelo público presente no local.
 
A última etapa do Circuito SCTour Fecasurf 2019 será em Garopaba (SC), nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com a decisão do Circuito Silverbay 2019. A briga pelos títulos em todas as categorias será intensa, e a tradicional prova do calendário da Fecasurf será o “grand finale” para mais um ano dourado do surfe amador catarinense.

Resultados
 
Sub 10
 
1 Anuar Chiah
2 Cauã Medeiros
3 Enrico Malhado
4 Michel Demétrio
 
Master
 
1 Jussemir Junior
2 Riomar Rodrigues
3 Jorge Correa
4 Adriano Camargo
 
Sub 12
 
1 Gabriel Ogashara
2 Antonio Vitorino
3 Anuar Chiah
4 Ryan Martins
 
Sub 16
 
1 Luiz Mendes
2 Kayki Araújo
3 Matheus Vidal
4 Murilo Brandt
 
Open
 
1 José Muniz
2 Thales Marx
3 Ramiro Rubim
4 José Francisco Fininho
 
Sub 18
 
1 Walley Guimarães
2 Luã Silveira
3 Kayki Araújo
4 Ian Biagio
 
Sub 14
 
1 Noah Machado
2 Lucas Cainan
3 Anuar Chiah
4 Caetano Silveira
 
Sub 12 Feminina
 
1 Isabelle Nalu
2 Maria Amélia
3 Alexia Monteiro
4 Joana Machado
 
Sub 16 Feminina
 
1 Kiany Hyakutake
2 Ana Luiza Romão
3 Yasmin Dias
4 Ariela Andrade
 
Open Feminina
 
1 Kiany Hyakutake
2 Yasmin Dias
3 Laura Maciel
4 Ariela Andrade