Graças ao fenômeno natural El Niño, a temporada de inverno 2015/2016 do Hawaii tem sido uma das melhores dos últimos anos. No último dia 25 de fevereiro, um swell gigantesco despertou toda a força do pico de Jaws, na ilha de Maui, e o surf team Mahalo, Yuri Soledade estava lá para fazer história. O big rider impressionou o mundo ao surfar uma bomba com cerca de 20 metros de altura, considerada uma das maiores já surfadas no pico. A onda está concorrendo na categoria “ride of the year” no agraciado prêmio de ondas grandes da liga mundial de surf.
Yuri contou como foi a experiência de surfar a onda da vida. “O swell estava muito grande, sem condições para o surf na remada. Quando a onda começou a subir eu pensei ‘caraca, essa é muito grande’ e fiz o drop. Parecia que minha prancha estava voando, pois era muita velocidade. Foi então que eu vi ela começar a fechar e pensei “minha nossa, eu vou morrer aqui”, contou o surfista.
O big rider disse que finalizar a onda foi uma sensação indescritível. “Minhas pernas estavam queimando e meu coração muito acelerado. Todos no canal estavam alucinados junto comigo e me parabenizavam demais. Foi de longe, uma das melhores e maiores ondas da minha vida”. Yuri que vinha se recuperando de algumas lesões, superou os seus próprios limites ao surfar a onda. “Se tem uma lição que eu tiro é a de nunca desistir. Foi um ano difícil em que tive uma fratrura exposta na perna, desloquei o ombro e uma costela quebrada. Tudo isso fez valer a pena esse dia tão incrível”, finalizou sorrindo.