
Na madrugada do último domingo, 24 de abril, o mundo do surf voltou os olhos para o WSL Big Wave Awards – oscar do surf de ondas grandes, realizado na cidade de Anaheim, Califónia (EUA). Um dos destaques da noite foi o atleta Mahalo, Yuri Soledade, que conquistou o prêmio de maior onda surfada na temporada, com uma performance incrível no pico de Jaws, Hawaii.
O prêmio vem como uma conquista não apenas na carreira, mas na vida. Baiano, Yuri se mudou para o Hawaii bem jovem atrás das melhores ondas do planeta, cresceu com humildade, e sempre mostrando muita atitude, coragem e bravura no arquipélago. “É muito difícil por em palavras o sentimento de tudo que está acontecendo nesse momento. São 20 anos de luta, desde passar fome ou não saber falar a língua do local, e agora, ouvir pessoas como Shane Dorian e Greg Long falarem que sou ídolos deles é incrível”, contou emocionado.
A onda surfada com maestria pelo surfista é considerada a maior onda já surfada na temida bancada de Jaws, registrada em 73 pés (cerca de 22m, altura equivalente a um prédio de 3 andares). A vitória do Big Wave Awards tem um gostinho especial para o big rider, que vinha se recuperando de várias lesões no ano de 2015. “Se tem uma lição que eu tiro disso tudo é a de nunca desistir. Foi um ano difícil em que tive uma fratura exposta na perna, desloquei o ombro e uma costela quebrada. Tudo isso fez valer a pena esse dia tão incrível, e quero dividir isso com todos que me ajudaram. Minha família, a Mahalo e os mad dogs Danilo Couto e Marcio Freire. Obrigado”, finalizou Yuri.